O Jornal mais pequeno do mundo.
Guinness World Records
Jornal açoriano é o mais pequeno do mundo
Editado a 20 de fevereiro de 2012, o semanário Terra Nostra, do grupo Publiçor, da ilha de S.Miguel, entrou para o Livro de Recordes do Guinness devido às suas dimensões: 25,35 milímetros por 18,27 milímetros.
Para Anna Orford, membro do Guinness World Records, o semanário Terra Nostra «esmagou completamente o recorde anterior», que pertencia ao jornal inglês First News, que media 32 por 22 mm. De tão pequeno só é possível lê-lo apenas com recurso a uma lupa que aumente entre seis a oito vezes.
A iniciativa pertenceu a Ernesto Resendes, proprietário da Nova Gráfica e sócio-gerente da Publiçor, como forma de assinalar o Dia Mundial para a Justiça Social. Sob o tema “Um abraço ao Mundo”, o jornal, com 32 páginas e sob direção da jornalista Natacha Pastor, contou com reportagens alusivas ao tema, principalmente dando voz às histórias de alguns imigrantes dos Açores, destacando a importância da igualdade de oportunidades. Além da candidatura ao recorde de jornal mais pequeno do mundo, esta edição especial envolveu também uma causa social, já que as receitas resultantes da sua venda foram oferecidas à delegação de S. Miguel da Associação Portuguesa de Deficientes, que as utilizou para editar uma obra literária da autoria de um invisual, Muralha Quotidiana, de Francisco Quarta.
Reportagens
Jornal açoriano é o mais pequeno do mundo!
Reportagem TVI
16 de fevereiro de 2012
Terra Nostra é o jornal mais pequeno do mundo
Jornal Açoriano Oriental / Agência Lusa
17 de fevereiro de 2012
“É oficialmente o jornal mais pequeno do mundo”, declarou Anna Orford, membro do Guinness World Records, considerando que se trata de uma “réplica perfeita do jornal” no seu formato normal. A responsável reconheceu “não estar habituada a medir um trabalho tão pequeno”.
A edição, com a manchete “Um abraço ao mundo”, tem 32 páginas, mas só se pode ler com recurso a uma pequena lupa que aumente entre seis a oito vezes.
Além da candidatura ao recorde de jornal mais pequeno do mundo, esta edição especial envolve também uma causa social, já que as receitas resultantes da sua venda serão oferecidas à delegação de S. Miguel da Associação Portuguesa de Deficientes, que as utilizará para editar uma obra literária da autoria de um invisual.
“É mais um projeto que tínhamos para concretizar e estou feliz porque tem uma boa causa, que é ajudar alguém que tinha um sonho para concretizar”, afirmou Ernesto Resendes, sócio-gerente do Grupo Publiçor, acrescentando que cada exemplar em miniatura será vendido a 2,50 euros, em simultâneo com o jornal em formato normal.
O jornal estará disponível a partir de segunda-feira, Dia Mundial da Justiça Social, em todas as ilhas açorianas, mas também em Lisboa e no Porto e ainda nos EUA e no Canadá, através das Casas dos Açores.
Apesar do tamanho reduzido, Ernesto Resendes admitiu que “não foi difícil” elaborar a publicação, admitindo que o público terá curiosidade em ler esta edição especial, que inclui vários testemunhos sobre Justiça Social e reportagens que destacam a importância da igualdade de oportunidades.
Jornal mais pequeno do mundo é português!
Reportagem RTP
17 de fevereiro de 2012
Portugal imprime jornal mais pequeno do Mundo
Jornal Correio da Manhã
18 de fevereiro de 2012
O semanário ‘Terra Nostra’, de Ponta Delgada, nos Açores, entrou esta quinta-feira, 16 de Fevereiro, para o ‘Livro de Recordes do Guinness’, ao imprimir o jornal mais pequeno do Mundo.
A edição especial tem 25,35 milímetros por 18,27 milímetros e foi certificada pelo Guinness.
Com a manchete “Um abraço ao mundo”, o microjornal de 32 páginas será colocado à venda na próxima segunda-feira, 20 de Fevereiro.
A totalidade do montante arrecadado das suas vendas será doado para uma entidade que ajuda deficientes visuais, segundo adiantou a imprensa local.

Testemunhos



Galeria de Imagens

- Rua da Praia dos Santos n.º 10 - 9500-706 Ponta Delgada - São Miguel, Açores
- +351 296 630 080
- publicor@publicor.pt